Como Tudo Começou

Após ver de perto a triste realidade das pessoas que vivem em comunidades vulneráveis, um dos nossos fundadores sentiu que tinha como missão fazer algo que pudesse transformar a vida dessas pessoas de alguma forma. Na vivência com algumas famílias de comunidades no Rio de Janeiro, a falta de saneamento básico foi o que mais o indagou. Com muitas pesquisas e conversas, pode perceber que muitas pessoas tinham a mesma sede de mudança dessa realidade e, a partir de um convite do Instituto Anchieta-Grajaú, que tinha como objetivo resolver essa situação em uma comunidade específica em São Paulo, foi decidido que o projeto seria expandir e mudar a realidade de muitas comunidades e não somente de uma, como era o objetivo inicial. Foi decidido que iriam trabalhar no macro, pensando realmente na universalização do saneamento básico do nosso país

Nossa Missão

Atuamos para contribuir na universalização do saneamento básico no Brasil, através do trabalho em comunidades precárias e do engajamento e ação conjunta de moradores, jovens voluntários e outros agentes da sociedade.

Visão

Acreditamos em uma sociedade com saneamento de qualidade, onde todos possam desfrutar uma vida saudável, contribuindo com as metas globais da Agenda 2030

Valores

Solidariedade | convicção | eficácia | diversidade | descentralização | sustentabilidade | excelência | 

Os Biodigestores

O biodigestor é uma tecnologia mundialmente utilizada que funciona através de uma digestão anaeróbica tratando o esgoto em até 70%. O efluente é encaminhado para uma zona de raízes onde se atinge uma maior proporção de tratamento e, como destino, pode ser direcionado para a rede de uma concessionária local ou para um ciclo de bananeiras, dando assim, fim ao esgoto residencial.

Nesse processo, ainda é gerado um biogás, que pode ser utilizado na cozinha das famílias através da cocção. 1 biodigestor para 3 famílias gera aproximadamente 20kg de biogás/mês, o equivalente a 1,5 botijão de GLP.

Dessa forma, a tecnologia contribui com o meio ambiente de 2 formas:

  • diminui o despejo de aproximadamente 5.650 piscinas olímpicas de esgoto na natureza, todos os dias
  • reduz a emissão de gás metano para a atmosfera, em uma média de 170kg/ano, para cada biodigestor

Nossos Voluntários